Ao contrario do que ando lendo por ai, eu não acho meu gatinho solitário, ele está o tempo todo interagindo com a gente e me parece que a cada dia que passa ele aprende mais como se comunicar, as vezes tenho até receio dele falar algo, não convivi com outros gatos para ter certeza que se comunicam igual, acredito que só observando e interagindo com eles é que consigamos uma comunicação clara mas vamos a algumas característica:
Comunicação com a cabeça
- A forma dos olhos e a posição das orelhas são indicadores precisos do que pretende exprimir.
- Orelhas eretas, abertas para frente e olhos franzidos: gato calmo.
- Orelhas levantadas, viradas para os lados, olhos franzidos: gato zangado.
- Orelhas baixas, pupilas redondas e dilatadas: gato agressivo.
- Orelhas abertas, para frente, eretas, olhos semi-fechados, pupilas em constrição: gato feliz.
Comunicando-se através do corpo
- Esfregar a Cabeça ou a cauda nas suas pernas: é pura felicidade! O gatinho se sente bem perto de você.
- Carícias com as patas: significa prazer intenso. O gatinho exprime a felicidade que sentia quando mamava e utilizava o movimento das patas em volta dos mamilos da mãe para estimular a saída do leite. O animal reproduz esse movimento associado a uma sensação de prazer.
- Rebolar no chão assim que o vê: submissão. Esta atitude só é manifestada em relação a um momento de descontração prévia.
- Agitar a cauda: este gesto exprime irritação. Caso ao acariciar o seu gatinho, ele comece a abanar a cauda, é preferível parar, pois este sinal significa que o animal não aprecia o seu gesto e, como tal, demonstra o seu descontentamento.
Comunicando-se através do som
- Ronronar: transmite submissão e alegria. Os gatinhos começam a ronronar durante as primeiras mamadas, som que exprime, simultaneamente, uma grande satisfação e uma dependência total do progenitor.
- Resmungos e silvos: trata-se de intimidação. São emitidos em situações de agressão como uma estratégia de defesa.
- Miar: existe uma variedade de miados e cada um deles pode ter um significado diferente: solicitação, queixa, contrariedade, recusa e etc.. Aprenderá rapidamente a distinguí-los através da observação do seu gatinho.
Comunicação através de atitudes
- Essa é a carinha dele me acordando as 5:30 da manhã, pedindo comidinha. Primeiro ele se roça na minha cabeça, bate a patinha no meu rosto, dá cabeçada, dá miadinhas, e se eu não levanto!!!... ele parte para agressão! ele morde a minha orelha e senta no meu rosto. aiiiii não resisto, tá bom, tá bom , já vou!
Nenhum comentário:
Postar um comentário