- . Os vermes podem causar anemia, fraqueza, diarréia e morte em gatinhos, por isso não deixe de vermifugar! Assim como a vacinação, a vermifugação não segue um padrão. Quem define o calendário é o seu veterinário. Maaaaas, em geral o calendário segue este esquema:
30 dias: 1a dose de vermífugo
45 dias: 2a dose de vermífugo
60 dias: 3a dose de vermífugo
Depois de adulto a vermifugação deve ser reforçada a cada 4 ou 6 meses, dependendo da região, habitos do gato, etc, etc. O veterinário irá orientar.
Importante: Não deixe a presença de vermes no seu gatinho ser confirmada para só então vermifugar!!! A vermifugação deve ser como prevenção!! O mesmo para a vacina, depois de doente, não adianta vacinar!
- Experiência: Eu acabei de chegar em casa com o gatinho, abri a casinha, ele saiu desesperado olhando a casa toda, enquanto ele fazia o reconhecimento da sala eu fui ler “a bula” que me deram na suipa e lá tinha marcado os dias das dozes do vermífugo a primeira dose seria no mesmo dia, pronto já estava nervosa! “ai meu deus! nois temos que dá o remédio para ele hoje como faço? Como faço? meu irmão um homem enormeee mas que não entende nadinha de gatos, sugeriu: “eu seguro e você coloca o remédio na boca dele” concordei ele segurou o gatinho com as duas mãozonas. eu mirei a seriga com o remédio na garganta e...MIAUUUUUUUUUUU putz o gatinho deu um miado-grito, se engasgou, deu um arraião , uma mordida tudo no mesmo instante, meu irmão gritou, eu gritei, meus filhos gritaram, meu marido gritou, cada um saiu correndo para um lado inclusive o gatinho. Tadinho...
Já na segunda dose eu mais experiente ( já tinha pesquisado como dar remédios para filhotes) o gatinho mais relax, eu peguei ele no colo, com carinho, enrrolei em uma toalha, coloquei a seringa no cantinho da boca e fui apertando suavemente e ele bem calminho até curtiu.
(ele teve diarréia e vomitou no terceiro dia após a primeira dose.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário